Transplante de cabeça: será possível?

O homem através do tempo foi capaz de realizar inúmeras façanhas consideradas impossíveis em séculos e anos anteriores. A chegada à lua, clonagem de seres vivos, mapeamento genético do ser humano, entre outras coisas que eram consideradas apenas ficção. Então, notavelmente, o homem conseguiu realizá-las contrariando muitos. Recentemente uma agência espacial chamada SpaceX, realizou a proeza de lançar em um foguete, um carro. O automóvel está vagando sob a órbita da terra neste momento. No entanto, as proezas humanas não param e desta vez dois cientistas prometem realizar um feito extraordinário, porém bizarro. Trata-se de um transplante de cabeça.

O sonho de realizar tal feito estaria a cargo do Diretor do grupo de Neuromodulação avançada de Turim na Itália, Dr. Sérgio Canavero.  Abaixo, o Dr. Canavero:

Transplante de cabeça

Em uma coletiva de imprensa realizada no dia 17 de Novembro de 2017, em Viena, Áustria, Canavero falou sobre os avanços nesta área. Ele afirmou que o primeiro transplante de cabeça já foi realizado com sucesso. Entretanto, ele teria sido realizado entre cadáveres. Uma equipe composta por chineses e liderada pelo Dr. Xiaoping Ren realizou o transplante em cadáveres. O Dr. Ren estudou e iniciou suas pesquisas pela Universidade Médica de Harbin na China. Especificamente em 25 de janeiro de 1999, o primeiro transplante de mão foi realizado em Mathew Scott. Neste caso o Dr. Ren foi uma figura influente nesta conquista. Abaixo, o Dr. Ren:

Transplante de cabeça

Transplante de cabeça em seres humanos

Antes de anunciar que iria tentar o primeiro transplante de cabeça humana, Ren realizou vários testes em ratos. Foram anos tentando. No entanto, os resultados de grande parte dos experimentos terminaram com a morte das cobaias. Um desses experimentos envolveu ratos e camundongos sendo 80 no total. Dos 80 selecionados, apenas 18 sobreviveram e apenas por três horas. Durante este período de tempo, os ratos foram capazes de respirar e de agir normalmente. Agora ele afirma ter realizado com êxito, o implante em cadáveres humanos.

Transplante de cabeça

Agora em associação com Canavero, o Dr. Ren promete realizar o procedimento em humanos vivos. No entanto, ele desmentiu seu parceiro sobre o procedimento com cadáveres humanos em uma coletiva em Harbin, China. Ren disse que o que foi feito se trata apenas de um modelo experimental. Ainda não seria possível afirmar que o teste foi com certeza um transplante.

Ao que tudo indica em algum momento, o teste em humanos será realizado. Será que a dupla Ren e Canavero vão conseguir? Vamos aguardar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *