Stellarium: um novo jeito de olhar o céu

Certamente, você assim como eu e quase todo mundo tem a curiosidade de observar o céu e seus atributos. Porém, muitas vezes não temos os recursos necessários como telescópios ou binóculos. Seguidamente nos falta também a vontade de correr atrás e aprender o mínimo que seja sobre astronomia. No entanto, com uso de Apps e alguns softwares gratuitos já é possível visualizar o céu da sua casa numa boa e em tempo real. Enfim, trata-se do Stellarium. Com certeza, este é um dos melhores softwares de observação astronômica, simples e fácil. Inegavelmente com ele você poderá acompanhar da sua casa as novidades que surgem nos céus bem acima de você. Tudo isso, de forma simples e gratuita.

Notavelmente, o Stellarium mostra um céu realista em três dimensões, da forma como você o vê a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio. Assim sendo, por sua facilidade e eficiência, o Stellarium também é usado em projetores de planetários.

Stellarium e seus recursos

Primordialmente, a visão do céu ou recurso que você terá conta com um catálogo padrão com mais de 600.000 estrelas. Catálogos adicionais com mais de 177 milhões de estrelas. Catálogo padrão com mais de 80.000 objetos de céu profundo. Um catálogo extra com mais de 1 milhão de objetos do céu profundo. Ilustrações das constelações sendo elas de mais de 20 culturas diferentes. Imagens de nebulosas. A seguir você pode ver o desenho das constelações de Escorpião e sua estrela maior, Antares. Da mesma forma é possível ver a posição do asteroide Vesta e também Júpiter bem ao lado da constelação de Libra.Stellarium Constelaçoes

Stellarium mostra uma Via Láctea realista

Ele também possui o recurso que mostra a atmosfera, nascer e pôr-do-sol bem realistas. Do mesmo modo com os planetas e seus satélites.

Interface: Sem dúvida o Stellarium inclui recursos como um zum poderoso, controle de tempo e uma interface multilíngue. Inclusive a interface também é gráfica e possibilita o amplo controle pelo teclado. Seguindo os passos você poderá encontrar o céu da sua casa em tempo real. Veja:

Visualização: Certamente você irá observar a cintilação das estrelas, estrelas cadentes, caudas de cometas. Até simulação de eclipses, de novas e supernovas poderão ser vistas. Por conseguinte teremos os cenários em 3D, paisagens personalizáveis… Com projeção esférica de imagens panorâmicas. Abaixo você pode ver o céu em tempo real de Contagem, MG no dia 22/07/2018 às 19:22. Stellarium Contagem

Customizabilidade: Em síntese, ele também incorpora um sistema de complementos para quem possuí um telescópio físico. De certa forma, você poderá adicionar satélites artificiais, simulação de oculares, configuração de telescópios, dentre outros.

Há também a possibilidade de adicionar novos objetos do sistema solar a partir de recursos disponíveis na rede.

Então o que está esperando para obter o Stellarium? Adicione os seus próprios objetos do céu profundo, paisagens e até imagens de constelações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *