Síndrome de Cassandra: a origem e seus efeitos

Você já ouviu falar na Síndrome de Cassandra? De certa forma a maioria das pessoas nunca ouviu falar, mesmo aqueles que sofrem dessa síndrome. Enfim, é o que acontece quando se lida com pessoas falsas durante muito tempo. Imagine, você sabe que uma pessoa é falsa, mentirosa, e você avisa aos outros, mas ninguém acredita em ti. Então, como você se sente?Síndrome de Cassandra Capa 2

Por exemplo, imagine um homem bastante meigo e compreensivo e está sempre sorridente. Logo, esse é o tipo de pessoa que nós dizemos, esta é uma boa pessoa. No entanto, em casa a história é bem diferente. Sendo assim, ele está sempre chamando a atenção da esposa com um tom de voz alterado. Consequentemente, esta rebaixando-a com palavras ruins.

Às vezes ele ameaça bater e a mulher vive com medo, nunca sabendo o que dizer ou fazer para que ele não tenha mais uma explosão de raiva. Ela vai aguentando, mas chega um dia em que ela já não aguenta mais. Ela ganha coragem e desabafa com a sua melhor amiga. Em seguida, a melhor amiga lhe diz: — O Roberto te trata mal? Não acredito, ele é tão bom. Ora, deve estar exagerado.

Agora imagine que ela fala para várias pessoas e todas reagem do mesmo modo? Como é que esta mulher vai se sentir? Ela já sofre com o que o marido faz e por causa disso, tornou se uma pessoa triste, deprimida. Mas agora além de ter de lidar com isso, ela precisa também de lidar com a incredulidade dos outros. Ninguém acredita nela, essa é uma dor emocional muito grande. Portanto, esta mulher está sofrendo com algo chamado de Síndrome de Cassandra. Mas qual é a origem deste nome? Para isso temos de saber quem foi que Cassandra.

A síndrome de Cassandra e a sua origem 

Síndrome de Cassandra3

Cassandra é uma personagem da mitologia grega, ela era filha do rei de Tróia. Cassandra era tão bela que Apolo deu-lhe o dom de prever o futuro. No entanto, Apolo tinha segundas intenções. Desta maneira, ele queria que Cassandra se apaixonasse por ele, porém ela não o correspondeu. Logo, quando ele percebeu que ela não queria nada com ele, tratou de lançar uma maldição em Cassandra. Além disso, a maldição era que nunca ninguém iria acreditar nela.

Agora imagine, ela conseguia ver o futuro, conseguia perceber quando é que as pessoas teriam problemas, mas quando tentava avisá-las, ninguém acreditava nela. Mesmo quando aquilo que ela dizia se cumpria, as pessoas continuavam achando que aquilo era apenas uma coincidência e que Cassandra era uma exagerada e mentirosa. Deste modo, você consegue então perceber como é que a situação de uma pessoa que sofre com maus tratos se compara com a de Cassandra?

A Síndrome de Cassandra e seus efeitos 

De fato, é verdade que essa pessoa não consegue prever o futuro, mas ela consegue prever que quando que aquele homem sorridente voltar para casa… Provavelmente ele vai se transformar de novo num monstro e ninguém acreditará nela.Síndrome de Cassandra 4

Hoje muitas pessoas sofrem abusos de homens e mulheres como o Roberto. Pessoas como o Roberto são patrões miseráveis e cônjuges horríveis. Inclusive, são pessoas que fingem ser boas quando na verdade são más. Em contrapartida, pessoas como a esposa do Roberto são como Cassandra. Sem dúvida, elas contam a verdade sobre os abusos que sofrem, mas ninguém acredita. Então, elas sofrem a dor emocional dos abusos e a dor emocional de não acreditarem no que elas dizem. Isso é um tipo de depressão chamado de Síndrome de Cassandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *