O dia do Saci e o Halloween

Você sabia que o Halloween já era comemorado há séculos pelos Celtas? Enfim, o dia primeiro de novembro marcava o final da colheita, o início do inverno e o ano novo Celta. Por isso, eles acreditavam que demônios e espíritos malignos despertavam na véspera… 31 de outubro. Então, para se proteger eles usavam peles de animais e deixavam leite e comida na porta das casas. Desse costume nasceu a tradição das fantasias e das “gostosuras ou travessuras”. Logo, os imigrantes irlandeses levaram o Halloween para os Estados Unidos da América. Consequentemente a tradição acabou ganhando o mundo. Porém no Brasil, além do Halloween, também é comemorado o dia do Saci. Assim nos lembramos do personagem mais travesso do nosso rico folclore.

A lenda do Saci 

Originário das tribos indígenas do sul do Brasil, a lenda do Saci existe desde fins dos tempos coloniais. Certamente, ela é contada em todas as regiões brasileiras e por isso a história modifica-se conforme o local.Saci origem

Inicialmente o Saci era retratado como um personagem negro endiabrado que possuía duas pernas e um rabo. A partir da influência africana, ele perde a perna lutando capoeira e adquiri o hábito de fumar um cachimbo. Logo, o gorrinho vermelho do foi adicionado a ele pelo folclore do norte de Portugal. Inclusive, este gorrinho lhe concede poderes mágicos.

Dessa forma, o Saci é considerado um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Além disso, ele se diverte fazendo brincadeiras com os animais e com as pessoas.

Em resumo, suas principais travessuras são trançar os cabelos dos animais e fazer objetos sumirem.  Ainda assim, o Saci é capaz de assobiar para espantar os viajantes.Saci e a comida

O Saci e sua ligação com a floresta

Reza a lenda que ele costuma atrapalhar o trabalho das cozinheiras trocando os recipientes de sal e açúcar, queimando assim a comida. Além de suas travessuras é importante notar que o Saci tem domínio das matas e por isso possui uma outra função denominada farmacopeia. Dessa forma, o Saci se torna o guardião das ervas e das plantas medicinais. Ele conhece as técnicas de manuseio e preparo, bem como de sua utilização a cerca dos medicamentos feitos a partir de plantas.

A partir disso, em muitas regiões, o Saci é considerado um personagem maléfico.Saci Maléfico

Portanto, ele guarda e cuida das ervas sagradas presentes na mata. Em vista disso, ele costuma atrapalhar e confundir as pessoas que as coletam sem pedido de autorização.

No entanto, a lenda garante que para capturar o Saci, a pessoa deve arremessar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento. Dessa maneira, após captura-lo, é necessário retirar o gorro para prendê-lo em uma garrafa.

Acredita-se que o Saci nasceu de um broto de bambu permanecendo ali até os sete anos.  Após esse período, ele vive mais 77 anos, praticando suas travessuras entre os homens e os animais.

Por fim, ao morrer, o saci torna-se um cogumelo venenoso. Em 2005, em sua homenagem, foi instituído o dia do Saci, no Brasil, 31 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *