Rock: um estilo cada vez mais esquecido no Brasil

O Rock é talvez um dos melhores estilos musicais. A grande diversidade de subgêneros, e a variação dos temas musicais, lhe garantem uma grande qualidade. Surgido nos EUA nas décadas de 1950, sua popularidade continua em alta em várias partes do mundo.

Você já deve ter ouvido falar de Elvis Presley, The Beatles, AC/DC, Guns N’ Roses, Nirvana, Queens of the Stone Age, entre tantos outros. No Brasil, este estilo foi popularizado por artistas famosos como o eterno Roberto Carlos e seus companheiros Erasmo Carlos e Wanderléa.  

Rock

O Rock Brasileiro nos anos 1980 e 90

No Brasil, o Rock já esteve em alta, principalmente nos anos 80 e 90. Um dos maiores expoentes brasileiros do estilo é a extinta Legião Urbana. Renato Russo e seu grupo influenciaram uma geração, tanto criticamente como sentimentalmente. Canções como Andrea Dória, Pais e Filhos retratavam o cotidiano da juventude da época. Algumas temáticas presentes nas músicas do grupo ainda permanecem vivas e ligadas a época atual.

Rock

Que país é esse?

Esta canção da Legião Urbana ficou famosíssima, e já abordava na época um fato que hoje está escancarado em nossa sociedade- a corrupção.

Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

Não é preciso dizer mais nada, a canção foi escrita em 1987. A banda já denunciava os mandos e desmandos da classe política do Brasil.

O Rock dos anos 1990 e 2000 no Brasil

Nos anos 1990, víamos a força do Rock com Skank, Jota Quest, Pato Fu, Raimundos e Mamonas Assassinas.

Rock

No início dos anos 2000 o estilo ainda se sobressai. Grandes eventos como o Pop Rock Brasil eram realizados, mas nos finais da década de 2000, seu vigor no país começa a cair. Na década de 2010, sua queda é ainda maior, com poucas rádios no país, bancando o Estilo.  

Hoje em dia, ainda temos bons artistas como a baiana Pitty e os grupos Titãs e Skank. Porém o Rock não figura entre os estilos musicais preferidos do público brasileiro, ficando atrás do Sertanejo e do Funk, por exemplo.

O futuro do Rock no Brasil

Internacionalmente, o estilo vem sofrendo a alguns anos com muitas baixas. Só em 2017, artistas como Chester Bennington e Chris Cornell faleceram recentemente. O vocalista do AC/DC, Brian Johnson, está afastado dos palcos desde o ano passado, por causa de problemas auditivos. Porém ainda existem desde bandas como a veterana Metallica, e iniciantes como Shawn Mendes.

Rock

Já, o Rock no Brasil está próximo de se tornar apenas uma recordação. Boas lembranças trazidas pelas músicas de cantores como Cazuza, assim como aquelas feitas pela banda Charlie Brown Jr. Grandes músicas que hoje apenas ressoam em nossa memória. Abaixo você fica com um pouco do Rock com Sweet Child O’ Mine do Guns N’ Roses. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *