Punch-out: um dos melhores games de boxe

Punch-Out que significa socar é um game de luta desenvolvido em terceira pessoa e que já foi uma febre no exterior. O principal responsável pela sua criação foi o Designer e assessor corporativo da Nintendo, Genyo Takeda. Considerado o primeiro Designer de games da empresa, Takeda representou a corporação por mais de 45 anos. Durante a sua carreira o Designer desenvolveu jogos e consoles como Nintendo 64, Game Cube e Nintendo Wii trilhando uma saga de sucesso curiosa e interessante.

Curiosidades

Inicialmente Punch-Out foi lançado para o Arcade ou máquinas de Fliperamas, sendo algo inusitado. Algumas TV’s e monitores haviam sido comprados para serem utilizados no game Donkey Kong, entretanto, por causa de um erro de cálculo, esses monitores acabaram sobrando. Então, Takeda teve a ideia de usar duas TV’s em cada gabinete, possibilitando a criação de uma versão diferente do jogo.

Punch-out

Enquanto o monitor de cima mostrava as nossas estatísticas como o tempo, nome e pontuação, a tela abaixo mostrava a luta. Incrementando esse sistema tínhamos uma plataforma em 2D. Nela, o personagem controlado pelo jogador aparecia com uma silhueta deixando a sensação de estarmos dentro do ringue. Enfim, com todas essa inovação e novidades nascia em 1983, Punch-out.

Influências

figuras do pugilismo que surgiram entre os anos 70, 80 e 90. Grandes boxeadores como George Foreman, Muhammad Ali, James Buster Douglas, Mike Tyson entre outros contribuíram para a ascensão do boxe internacionalmente. Ajudando ainda mais o crescente sucesso deste esporte, nesta mesma época havia surgido também a série de filmes chamada Rocky Balboa. Nela o personagem Rocky é um lutador mediano que tenta superar todos os obstáculos que surgem em sua vida. Balboa com muita garra e esforço acaba superando os seus limites provando assim o seu valor. Em suma, estes elementos foram os ingredientes que faltavam para ajudar Punch-out a alcançar a fama.

Punch-out

Jogabilidade

A história de Rocky é algo que encontramos no jogo, pois jogando Punch-Out você estará na pele de um lutador novato. Nesta escalada era preciso aprender a lidar com vários tipos de lutadores, desde mais experientes a até aqueles que possuíam estilos de lutas bem peculiares. Ainda em relação aos adversários podia-se perceber que eles possuíam diversas nacionalidades e que alguns deles utilizavam golpes ilegais. Quanto a estratégia de luta, basicamente precisávamos prever ou calcular os golpes e os movimentos dos oponentes.

Em síntese você deveria atacar quando possível e desviar se necessário. Defender a todo o momento era preciso, mas também, devíamos contra golpear quando houvesse uma brecha. Durante a luta, era possível notar uma barra chamada K.O., que ia sendo carregada. Assim quando ela estava completamente cheia, o personagem já estava apto a desferir um super golpe.

Punch-out

Dificuldade

A cada combate vencido, o nível de dificuldade aumentava gradativamente e os oponentes possuíam cada um o seu estilo.  Por tanto, tínhamos que aprender vários estilos de luta.

Sequências

No ano seguinte em 1984, a franquia ganhou uma continuação chamada Super Punch-out. Do game antecessor foram mantidos o estilo, mas com uma diferença: a inclusão de movimentos especiais.

Punch-out

Já em 1985, foi lançado para o Arcade um Spin-off chamado Arm Wrestling. Esta versão vinha acompanhada com uma novidade que eram apostas em dinheiro entre os lutadores. Então, além das lutas, agora poderíamos duelar com nossos oponentes também em quedas de braço.Punch-out

Com o grandioso sucesso das versões anteriores, veio imediatamente em 1987, um novo lançamento chamado Mike Tyson Punch-out para Nintendo. Dessa forma o personagem principal recebia o nome de Little Mac e desta vez a visão do jogador e do ringue eram mais amplas. Outra atração do jogo foi a inclusão do ilustre personagem Mário de Super Mario Bross. Em síntese, neste jogo o lendário encanador fazia o papel de juiz nas lutas.

Punch-Out

Sucesso

O jogo vendeu mais de três milhões de unidades recebendo muitas críticas positivas. Nesta época o mercado de games ainda estava crescendo e se consolidando.

Em 94 surgiu Super Punch-out para Super Nintendo. Esta sequência apareceu, exibindo um novo visual e com um modelo parecido com o dos Arcades. A câmera ficava mais próxima e o nosso jogador ficava transparente. Os sons do jogo ficaram muito melhores comparado com as versões anteriores.

 Punch-Out

Depois de um longo tempo uma nova sequência surgiu em 2009 com um remake que relembra um pouco Punch-out. O título foi desenvolvido pela Next Level Games para o Nintendo Wii. O novo título da franquia possuía um visual muito bonito feito em 3D. Ele trazia consigo um comercial em forma de Live-Action, contando sobre o treinamento do personagem principal. Este personagem era ninguém menos que Little Mac e sua jogabilidade era parecida com as versões anteriores, porém, com comandos mais difíceis.

Punch-Out

Enfim, o que podemos afirmar sobre a série de jogos Punch-out? Mesmo com o pouco reconhecimento de seus últimos títulos a saga Punch-out merece ser curtida, pois ela traz um legado de inovação e criatividade. Em suma, esperamos que novos títulos sejam concebidos e que esta franquia receba o reconhecimento que merece. Então, sobre Punch-out? Vale apena jogar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *