Prova: 3 estratégias para você vencê-la

Frequentemente em nossa vida como estudantes, não percebemos que certos fatores acabam influenciando o nosso rendimento escolar. Treinamento, tempo e a leitura podem ser decisivos para você se sair bem em uma prova ou um teste na escola. Conheça três estratégias para se dar bem em provas.

Prova na escola e o tempo

1)Relógio: este mero objeto irá fazer uma estrondosa diferença na sua vida estudantil. Certamente se você souber usá-lo, ele se tornará uma ferramenta vital para o aumento do seu desempenho. Construa uma planilha e registre quanto tempo você leva para realizar um exercício ou atividade escolar. Não se esqueça de registrar qual foi a matéria estudada para não se perder ou confundir.

Você pode realizar tal monitoramento nas tarefas em sala de aula, assim como, nos estudos em casa. Com os registros você poderá perceber quanto tempo leva para concluir um exercício de uma matéria específica.Prova e Relógio

2)Simulados: se você não tem o hábito de realizar ou fazer simulados, então é melhor rever este conceito. Primeiramente, você deve observar quantas questões em média compõem uma prova de uma disciplina específica. Logo, você pode procurar na internet ou xerografar exercícios do seu livro didático. Assim, será possível montar um simulado. Agora… Por que eles são tão importantes?

Simples, com eles você poderá cronometrar o tempo que irá gastar para realizar todo um teste. Enfim, imagine que para realizar uma prova na maioria das escolas o tempo gasto seja de 50 minutos. Logo, se este teste contiver 10 questões, basta dividir o tempo pelo número de questões. Ou seja, você só poderá gastar no máximo 5 minutos para cada questão.Prova e Simulados

Dessa forma, ao terminar o teste, não será possível retornar em alguma pergunta para realizar uma conferência. Assim, ao treinar com os simulados, é possível diminuir o tempo gasto e ter um ganho de qualidade.

Por tanto, lembre-se: esteja de posse de um relógio para registrar o tempo durante os simulados.  

Prova e os pequenos detalhes  

3) A ordem não importa. Um hábito comum quando sempre vamos fazer uma prova é começar pela primeira questão. Com certeza, sempre ignoramos a possibilidade de ler ou verificar toda a prova antes de começar a fazê-la. Comumente, esse é um erro fatal que a maioria comete. Além de não poder identificar erros ou falhas em uma questão, nem sempre as mais fáceis estão situadas no início da prova. Prova

Certamente, não lê-la por inteiro antes de começar… Sem dúvida te faz perder a oportunidade de identificar os caminhos mais fáceis para realizar o teste. Também se perde a chance de ganhar tempo. Logo, são pequenos detalhes como esse que podem fazer uma grande diferença no seu desempenho em uma prova. 

Assim sendo, deixamos para você estratégias que podem fazer muita diferença na sua vida escolar. Indubitavelmente, se planejar e treinar pode fazer a diferença, porém… A realização e os resultados passam pela sua força de vontade e o desejo de estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *