Portal: um jogo para aperfeiçoar sua capacidade de resolver problemas

Os benefícios que alguns jogos trazem para a nossa saúde e principalmente o cérebro ficam cada vez mais evidentes nos dias de hoje. Já foi citado em, Como o cérebro reage diante dos games, somos capazes de melhorar nossas habilidades com os jogos. Cada jogo pode te ensinar algo de diferente e até trabalhar o raciocínio, te levando a analisar situações, criar estratégias e tomar uma decisão que em alguns casos deve ser feita com um tempo estipulado para resolver um problema. Neste sentido trazemos aqui, Portal, um jogo lançado em 2007 para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3. O jogo é em primeira pessoa – aqueles em que escolhemos um personagem, mas não o vemos o seu corpo, mas podemos controlar suas armas ou mãos. Neste caso estaríamos vendo o que o seu personagem veria com o seus olhos.

Aplicado a essa modalidade de jogo, temos os estilos plataforma (onde o personagem corre sobre superfícies e tenta superar obstáculos ou coletar objetos que aumentam energia, poder ou a própria vida), mesclado ao Puzzle – quebra-cabeças e situações que lhe permitem avançar para os níveis seguintes.

O jogo se passa no ano de 2010, dentro das instalações de uma empresa chamada Aperture Science. O objetivo do game é fazer com que a personagem principal chamada Chell, supere um teste de sobrevivência. Se conseguir, ela ganhará uma recompensa ao final do jogo. O prêmio, acreditem… É um bolo.

Personagens 

Glados – É uma inteligência artificial que comanda experimentos em cobaias dentro da empresa. Durante o jogo, você não ouvirá a voz de Chell e sim de Glados, que tem uma personalidade sádica, maléfica, arrogante e adora ver suas cobaias fracassarem. Ela estará presente na maioria dos cenários, pois ela é os olhos e a voz da empresa.

Chell – É uma das cobaias que acabou sendo despertada para participar de um teste de sobrevivência criado por Glados. Chell possui habilidades de carregar, pular e segurar objetos, além de andar. Ela também pode cair de lugares altos sem se machucar graças a botas especiais. Ela usa uma arma portátil que pode criar dois portais, um de cor azul e outro laranja. O dispositivo ainda tem a capacidade de criar algumas superfícies planas, além de carregar cubos que ajudam na solução dos quebra-cabeças encontrados pelo caminho. Outro ponto legal, é que a aparência desta personagem foi inspirada na atriz Alesia Glidewell. Por ser tratada como uma cobaia, seu design seria de uma mulher sem vaidade ou de pouca beleza.

Armas e acessórios

Quebra-Cabeças ou Puzzles

O jogo tem em si possui uma mecânica interessante e se baseia na física, aquela que estudamos na escola.Ela influencia em sua forma de agir. Por exemplo, você pode usar o peso do personagem para criar velocidade em uma queda. Em certos cenários você deverá analisar a situação, raciocinar para sair dali. Observar os elementos presentes e usar os portais para te ajudar a encontrar a saída. Veja uma sequência de situações desse tipo, abaixo:

Inimigos

O jogador pode encontrar a morte no jogo, se sofrer um acidente ou se deparar com os robôs de defesa no meio do caminho. A única forma de vencê-los é pensar em uma estratégia que use objetos e os portais de forma diferenciada.

O game conta com uma excelente dublagem, trilha sonora nos créditos e uma sequência. Então, vamos malhar o cérebro com Portal? Vale a pena jogar!

3 comentários em “
Portal: um jogo para aperfeiçoar sua capacidade de resolver problemas

  • junho 12, 2017 em 9:01 pm
    Permalink

    Gostei bastante da matéria,achei bem sugestiva. Pois sempre tem aquele equivoco de que jogos “principalmente de ação e tiros” pode influenciar negativamente no comportamento alheio. Com base nessa materia podemos notar que nao estão certos,de que o jogo pode sim influenciar,mais de um forma positiva! Bastante interessante o argumento
    Parabéns!!

    Resposta
  • agosto 31, 2017 em 4:49 pm
    Permalink

    I just want to mention I am newbie to weblog and definitely loved you’re web site. Likely I’m want to bookmark your blog post . You amazingly have fantastic posts. Regards for sharing your website page.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *