O sol de Vítor Kley: sentido literal ou uma metáfora

“Ô sol, vê se não me esquece e me ilumina”. Assim vemos nascer um sucesso que aos poucos foi viralizando em plataformas digitais como Youtube e Spotify. Sendo o nosso país uma terra dominada pelo Sertanejo e o Funk, realmente é de se admirar. Enfim, O Sol de Vitor Kley, chegou pra ficar, mas o que ela traz de novo e que marcas ela vai deixar?

O Sol e a sua concepção

Subitamente, O Sol nasceu em Balneário Camboriú, litoral Catarinense, no mês de julho de 2016. Toda a saga dessa canção começou logo após uma manhã de surfe.

Primeiramente, com poucos acordes e uma boa cantoria, Vítor percebeu que o seu ensaio era bom. Em síntese, ele sentiu em seu íntimo que a ideia era boa e que precisava produzir uma letra para o contexto ali criado. Então, ao pegar uma folha de impressora ele começou a escrever como se fosse uma carta. Pronto! Finalmente, nascia ali, O Sol.

O Sol: sentido literal ou uma metáfora 

A princípio, ao analisarmos a letra da canção, vemos que ela pode ter um mais de um sentido. Vejamos:

E quando você vem

Tudo fica bem mais tranquilo

Ô, tranquilo

Que assim seja, amém

O seu brilho é o meu abrigo

Meu abrigo

Certamente, um deles deve ser o sentido literal. Assim sendo, teríamos o sol como fonte de energia primordial para todos os seres vivos.

E toda vez que você sai

O mundo se distrai

Quem ficar, ficou

Quem foi, vai, vai

Toda vez que você sai

O mundo se distrai

Quem ficar, ficou

Quem foi, vai, vai, vai

Quem foi, vai, vai, vai

Quem foi

No entanto, podemos ter um outro sentido que seria o astrológico. Sem dúvida, na Astrologia, o sol está ligado ao ego e a vontade consciente. Talvez por isso ele mencione a seguinte frase:

Quem ficar ficou, quem foi, vai, vai, vai.

Indo mais a fundo a fundo, ele também pode passar o sentido ou a sensação de que “O Sol” pode ser uma metáfora. Por isso, seria “O Sol” uma pessoa importante na vida do cantor? E daí vem:   

E quando você vem tudo fica bem mais tranquilo, ô, tranquilo.

Mais ainda em…

Ô, Sol

Vem, aquece a minha alma

E mantém a minha calma

Não esquece que eu existo

E me faz ficar tranquilo

Eventualmente, por estes vários sentidos aliada uma melodia que encaixa muito bem a letra, O sol, tenha conseguido alegrar a vida de muita gente.

Portanto, basta ouvir e tirar suas conclusões sobre a música. Inclusive, ela já bateu os 72 milhões de visualizações no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *