O relato de uma garota no crime

O nascimento de um criminoso seria somente devido a más influências? Má índole ou o subproduto de uma sociedade que não cuida e não privilegia uma educação de qualidade? Junte a esses fatores, a máquina do estado que não consegue aplicar a lei por falta de condições… Essa bola de neve e mais alguns fatores podem transformar jovens em criminosos. Veremos também o que acontece com eles em um vídeo intitulado O relato de uma jovem no crime. Isso mesmo… Uma garota no crime.

Garotos e garotas no crime: uma falha do Estado

Muito se discute a eficácia de das leis para punir os menores infratores. O problema talvez não esteja no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)… E sim na eficiência que o estado tem em colocar em prática as medidas previstas no estatuto. Em uma discussão dentro de um programa da rádio Itatiaia de BH, um dos participantes deixa claro este ponto:

Além da responsabilidade da causa da delinquência estar atrelada a má criação oferecida pelos pais… A sensação de impunidade aumentada pela falta de eficácia da justiça, expande o desejo de infracionalidade dos nossos jovens.  

Na cidade de Contagem, nos últimos meses por exemplo, o transporte público tem vivido uma situação muito ruim. Jovens e adolescentes tem cometido atos ilegais. Pulam a roleta e ameaçam os motoristas que não lhes dão a passagem.

Uma garota no crime: um relato real

A nossa sociedade está de fato perdendo o controle e mais… Na ânsia de vários que desejam que a justiça seja feita, o foco central desta epidemia de delinquência juvenil não é combatido. Muitos valores que se aprendem dentro de casa foram esquecidos, principalmente o respeito as coisas e as pessoas.

E o estado… Não tem a aparelhagem adequada e os recursos para poder iniciar um processo de recuperação do jovem infrator. Um trabalho que una a educação com a família moderna, é necessário. A sociedade ao nosso redor precisa de pais que compreendam os seus filhos… Que ensinem o valor das coisas, pessoas, e que precisamos uns dos outros. Só assim poderemos vencer o caos que se aproxima de nossas vidas, seja no campo ou na cidade.

Por enquanto, testemunhamos os nossos novos cidadãos se inserindo no lado obscuro da criminalidade. Vemos garotos e garotas no crime desde cedo. Uma garota no crime, de apenas 15 anos nos diz, como é sua vida no relato abaixo: 

O relato de uma jovem no crime

O vídeo abaixo mostra o depoimento de uma jovem de 15 anos e sua vida no crime. A garota arrombava carros na região da Savassi em BH.

Publicado por Mentes Adolescentes em Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

 

Um comentário em “
O relato de uma garota no crime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *