Logotipo: ideias e histórias passadas através de símbolos

Grandes marcas que representam empresas importantes e famosas possuem histórias fantásticas e misteriosas. Todos esse contexto é transmitido brevemente e de forma eficaz através de uma figura chamada logotipo. O que estes símbolos guardam e qual ideia eles querem nos transmitir? Vamos analisar alguns deles.

Logotipos criados através de inspiração e códigos

Algumas marcas tiveram seus logos concebidos através de uma inspiração ou de uma simples ideia ligada a códigos ou símbolos. É o caso da Vaio e do Toblerone. 

1)VAIO: É a marca de uma empresa especializada em fabricar Laptops e PC’s era de propriedade Sony até 2014. O logo desta marca parece simples, mas é bem mais interessante do que parece. As letras V e A do símbolo estão unidas formando uma linha contínua. Esta linha simboliza uma onda que também representa o gráfico de um sinal analógico. Em contrapartida as letras I e O representam os algarismos 0 e 1 do código binário. Impressionante não é?

Logotipo 8

2)TOBLERONE: É a marca de um delicioso chocolate suíço. A história diz que o chocolate foi criado pelo confeiteiro Jean Tobler. Entretanto sua inspiração para a sua deliciosa criação veio de uma montanha chamada Matterhorn nos Alpes Suíços. É por isso que o chocolate tem a forma triangular, a mesma da montanha. No logo, também é possível vê-lo no logotipo.

Logotipo 4

Outra curiosidade é que este chocolate ainda é produzido na cidade de Berna na Suíça. Esta cidade tem como símbolo um urso, logo sendo chamada de a “cidade dos ursos”. Este animal está presente até mesmo no brasão da bandeira da cidade. Entretanto, o urso parece ter uma forte ligação com o Toblerone. Se você observar o símbolo da marca nas embalagens bem de perto e por alguns segundos perceberá algo. É possível perceber um contorno que simboliza exatamente um urso.

Um logotipo simples com uma história hilariante

3)FEDEX: É uma empresa que realiza entregas de uma variedade de objetos em todo o  mundo. A taxa de sucesso nas entregas é bem alta, garantindo a fama da marca. No entanto, por trás do logo da empresa existem histórias que são até mesmo hilariantes. Em uma delas, os donos não tinham dinheiro suficiente para cobrir os gastos com combustível. Esses gastos eram de $24.000. Eles tinham apenas $5.000 no banco.

Mas ao invés de entrar em pânico, o proprietário da empresa, Frederick Smith sacou o dinheiro e foi até Las Vegas. O objetivo acredite… Era conseguir o restante do dinheiro em um Cassino. Ele… Frederick acabou ganhando. Que história, hein?

Como se pode perceber, a FEDEX é administrada por pessoas bem criativas e isso se reflete no logotipo da empresa. Não há nada de especial nele. Porém a imagem formada pelo logotipo tem um indicativo que pode sugerir uma ideia de velocidade ou algo similar. Se você olhar atentamente entre o E maiúsculo e o X perceberá que ali existe uma flecha branca. Ou seja, a FEDEX é uma empresa que trabalha com extrema agilidade e rapidez em suas entregas.

Logotipo 6

Um logotipo simples, mas também complicado 

4)APPLE: A lendária empresa do icônico Steve Jobs é representado por uma maçã. Todavia, para se chegar ao logo que conhecemos hoje, o designer Rob Janoff sofreu muito. Segundo ele, criar o logo não foi nada fácil. Rob comprou um saco contendo várias maças e coloco-as em uma tigela. Durante uma semana, desenhou-as de todos os ângulos possíveis para observar seus detalhes.

Contudo, desenhar tal objeto somente aparenta ser fácil. O grande problema em desenhar uma maçã em duas dimensões e preto e branco é a sua aparência.  No caso de Rob, ela ficava cada vez mais parecida com uma cereja. Para tentar resolver o problema, ele cortou as maçãs de vários jeitos e lhes deu várias mordidas.

Logotipo 7

Logo ele conseguiu enxergar a melhor forma sendo aquela que possuía uma mordida do lado direito. Curiosamente, este símbolo estaria em sintonia com a palavra inglesa chamada Byte. Este termo é usado para designar uma unidade de informação digital equivalente a oito bits. Como bite em inglês significa mordida, logo se pode fazer um trocadilho, pois bite lembra byte.

Vários outros logotipos possuem histórias interessantes. De qual deles neste artigo você gostou? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *