Lilith a primeira mulher de Adão

Antes de tudo este é um post que irá informar o leitor sobre uma suposta teoria relacionada a criação do homem descrita na bíblia. Em nenhum momento o post irá afirmar ou negar os fatos aqui mencionados, ok? O proposto aqui será uma tentativa de entender a origem desta teoria. Nela abordaremos a possibilidade de Eva não ter sido a primeira mulher criada por Deus. Textos judaicos e de outras religiões afirmam que Deus havia criado primeiramente uma mulher do pó assim como Adão. Os textos sagrados identificam esta mulher pelo nome de Lilith. Então, vamos tentar entender como surgiu esta ideia e a suposta origem da “predecessora de Eva”.

Lilith apagada da História

Tudo começa em 325 depois de Cristo. O Imperador Romano Constantino reuniu na cidade de Nicéia (atual İznik, Turquia) um grupo de bispos de várias províncias do Império. O número de participantes não pode ser definido com precisão, podendo ser de 250 ou 318, segundo algumas fontes. Nesta assembleia, questões importantes haviam sido debatidas como a definição de uma data para a páscoa. E teria sido nesta conferência que os evangelhos considerados apócrifos teriam sido condenados, deixando de fazer parte do Cristianismo e da Bíblia Cristã. Com esta atitude, os textos que faziam menção a Lilith e a outros personagens não vieram ao conhecimento do mundo Cristão. Abaixo, algumas relíquias do século sete antes de Cristo e que fazem referências a Lilith.

Lilith

Estes evangelhos teriam sido destruídos por ordem da igreja, mas até hoje eles se encontram trancafiados em um cofre no Vaticano. Por que será? Uma alegação é que eles seriam falsos e que não possuem a suposta “inspiração divina”. Sendo assim, porque então trancafiá-los?

Lendas e histórias referentes a Lilith

Há 3000 anos antes de Cristo, na Suméria, Lilith já era mencionada sendo cultuada e ao mesmo tempo associada a demônios e espíritos malignos. Já na Babilônia também havia cultos a ela, sendo um problema para os Hebreus que estavam exilados naquela região. Mas por que os Hebreus não cultuavam Lilith? Segundo o Talmud (conjunto de livros rabínicos sagrados), Eva não seria a primeira mulher de Adão. Deus teria criado Adão da poeira, e em seguida à noite, ele teria criado também do pó uma mulher. Esta seria Lilith.

Lilith

Segundo as versões aramaica e hebraica do Alfabeto de Ben Sira pertencente ao Talmud, Adão e Lilith divergiram sobre a questão sexual. Todas as vezes que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo. E indagava: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita do pó e por isso sou tua igual.” Mas Adão se recusava a inverter as posições, consciente de que existia uma “ordem” que não podia ser transgredida. Vendo que o companheiro não atendia seus apelos, e que não lhe daria a condição de igualdade, Lilith se revolta. Ela pronuncia raivosamente o nome de Deus, faz acusações a Adão e vai embora.

A razão para excluir Lilith dos Textos sagrados Hebraicos e Cristãos

A história ainda continua. Adão triste suplica a Deus: “Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!”. Deus envia então três anjos, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, para tentar trazê-la de volta. Ao retornarem, os três anjos revelam que Lilith se recusou a voltar.

A revolta de Lilith contra Deus seria o principal motivo para ela ter sido apagada dos textos sagrados. Ela acabou se tornando conhecida nas histórias Hebreias como uma mulher rebelde perante a superioridade masculina. E para o Judaísmo e o Cristianismo que são religiões patriarcais, a figura de Lilith se tornaria um grande problema.

Evidências da existência de Lilith antes de Eva em Gênesis

No livro do Gênesis da Bíblia cristã existem trechos que sugerem a existência de uma mulher antes da criação de Eva. Seria Lilith? Em Genêsis 2:23, está escrito “E disse Adão: esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Há variações na tradução em que ele diz “esta sim é osso dos meus ossos”, como se houvesse existido outra mulher antes dela que não fosse feita dele. No versículo 18 encontramos outra passagem interessante neste sentido. Ela remete a possibilidade de ter havido uma mulher criada por Deus e que esta não teria correspondido ao plano divino. Veja: “Disse mais o senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Enfim, como dissemos no início, essa é uma teoria ou possibilidade. Não é possível afirmar com absoluta certeza qualquer coisa que tenha acontecido no momento da criação. Faltam provas históricas que validam qualquer hipótese relacionada a Adão, Lilith e Eva. Por tanto você deve tirar as suas conclusões diante dos fatos abordados. Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *