Estudar é necessário?A decisão cabe a nós

Todo ano é sempre a mesma coisa, com algumas exceções, janeiro termina e logo a volta as aulas se tornam o foco. Mas será que a escola e os estudos podem fazer diferença na sua vida? Estudar é mesmo necessário? O que nos espera?

Estudar pode influenciar toda a trajetória de uma vida

Eu, meu irmão e um grupo de garotos vivíamos na rua moama. Era uma pequena ladeira asfáltica com pouco mais de 100 metros de extensão e uma vizinhança tranquila no fim das contas. Nossas vidas se desenrolavam no bairro Eldorado em Contagem… A maior cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Não muito longe dali, talvez uns cinco minutos da nossa residência havia uma escola chamada Dócrates Mariane. Desde o início dos anos 90, muita coisa se passou naquela instituição escolar. Verdadeiras histórias de jovens que conviveram conosco e que tiveram trajetórias de vida diferentes. Muitas delas influenciadas por certas decisões. Estudar ou não, pode ser uma decisão que vai influenciar toda a trajetória de uma vida.

Alunos aterrorizavam a escola

Dentro daquelas salas que formavam dois pavilhões que possuíam um andar superior, a minha vida e a de outros poucos que tentavam desenvolver um trabalho escolar decente, se misturavam em meio a temperamentos agressivos e alucinados. Minha turma a 507, uma das classes integrantes da 5ª série na época – correspondente ao 6º ano das escolas atuais – no turno da tarde… Era dominada em sua maior parte por jovens da mesma idade que eu, 11 anos. No entanto, algo que chamava a atenção foi a união que certos alunos possuíam naquela turma. Apesar de serem muito jovens… Aterrorizavam toda a escola. Tamanha a fama e periculosidade, dos 35 alunos que formavam aquela turma… Dez deles compunham uma gangue e mesmo com a pouca idade, intimidavam a maioria dos alunos daquela escola.

Trupe do mal

Todas as turmas ficavam no segundo andar do complexo escolar e a luz da tarde ensolarada que pairava sobre as janelas da minha classe quase se tornavam trevas. Tales, um colega meu, foi se aventurar loucamente ao subir em uma das janelas e andar sobre um telhado que ficava logo abaixo dela e bem ao lado da sala. Aqueles mesmos indivíduos que formavam a “trupe do mal” o seguiram e de repente: se ouvi um grito do tipo: ahhhhhhhhh! Meu amigo e sua loucura quase lhe custaram caros. Ele havia caído de uma altura superior a 7 metros e por pouco não se acidentou gravemente. Abaixo daquele telhado havia algumas carteiras velhas danificadas e por sorte não aconteceu algo pior.

7ª Série

Passados três anos, eu já estava na 7ª série, hoje chamada de 8º ano. Um jovem se destacava naquela escola pela sua habilidade de liderar e usar sua capacidade para o mal. Mesmo sendo um garoto franzino, Leonardo, era um jovem que vivia cercado por um grupo de alunos de índole duvidosa. Este grupo gostava de açoitar com cintos e também imobilizar seus adversários para que seu líder, Leonardo, pudesse se aproveitar em uma briga.

A decisão de estudar é sua e somente sua

Estudar

Mas o que tudo isso tem haver com os estudos? Simples, a decisão de estudar é sua e somente sua. Mesmo que seus pais te obriguem a fazê-lo, sua resposta não será satisfatória se não partir de você.

Se lembram da gangue da 507 e do Leandro? Pois é! Eles são o exemplo clássico de que estudar pode ser necessário. Da gangue da 5ª série, teve um integrante que saiu no jornal a pouco tempo. Já adulto, Digão, foi preso em uma operação da polícia para prender uma quadrilha que assaltava bancos. Quando vi a reportagem em um jornal bem popular daqueles que custam menos de um real, eu não acreditei. O reconheci nas fotos e pelo apelido mencionado na reportagem. Já o Leandro, pouco tempo depois havia se tornado bandido da pesada, e por ter feito muitas inimizades, acabou perdendo a vida em um acerto de contas. Para estes jovens, este foi o resultado da opção de não estudar.

Contudo, se você não tem talento para ser como o Neymar, não tem a sorte de ganhar na mega-sena ou não teve os pais ricos para te bancar, provavelmente sua melhor opção é se esforçar e estudar, a não ser que você não se importe com o seu futuro.

 

2 comentários em “
Estudar é necessário?A decisão cabe a nós

  • Maio 14, 2017 em 5:49 pm
    Permalink

    Existem obrigações que movem a sociedade. Estudar é um ofício destinado aos jovens, enquanto a vida adulta exige conquistar necessidades e até desejos por meio de uma vida digna e honesta, com trabalho. Especializar-se em um ofício exige talvez um curso ou uma experiência de vivida. Os anos trazem clareza sobre aconsequências das escolhas, coisas talvez obscuras para quem nunca trilhou o caminho antes. Atitudes semelhantes trazem consequências semelhantes e é sábio aprender com o erro alheio. Esse conto fala disso e foi uma boa leitura.

    Resposta
    • Maio 14, 2017 em 5:54 pm
      Permalink

      Obrigado Flavinha. E continue nos seguindo! Abraços!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *