Civilização: os sete níveis de vida inteligente no universo

Inegavelmente, muitas pessoas ainda tem dúvida sobre a existência de vida fora da terra bem como uma civilização inteligente além da nossa. Supostamente, muitas, por conta da cultura local ou doutrinas religiosas. Sem dúvida, outras por falta de tempo e algumas que não estão acostumadas com assuntos científicos.

Consequentemente, muitas pessoas não entendem ou simplesmente não param para pensar sobre o assunto. Portanto, essa falta de informação contribui para que essas pessoas permaneçam com suas mentes fechadas. Mas basta um pouco de imaginação e uma pequena pausa para olhar o céu noturno. Então, poderemos perceber que existem infinitas possibilidades no universo.

Incrivelmente, em 1964, o astrofísico Nikolai Kardashev, criou uma escala para medir o grau de desenvolvimento tecnológico de uma civilização. Logo, ele apresentou três níveis que mais tarde foram atualizados para sete níveis. Então, essa escala era baseada na quantidade de energia coletada, utilizada e processada. Com tudo, esses níveis dependiam do avanço tecnológico dessas civilizações. Desta forma, vamos conhecer cada uma delas. 

Civilização tipo zeroCivilização Tipo 0

Uma civilização do tipo zero é capaz de aproveitar a energia de seu planeta, mas não em todo o seu potencial. Logo, esse é o caso do nosso povo. De acordo com o físico Michio kaku, ainda faltaria  mais de 100 anos para alcançarmos esse  tipo. Enfim, com o nosso consumo de energia atual nós estaríamos em 0.72 da escala de Kardashev. 

Civilização tipo 1 Civilização Tipo 1

Essa seria uma civilização capaz de aproveitar toda energia potencial do seu planeta. Inclusive, energia esta que pode vir a partir de qualquer fonte, seja energia eólica, solar, cinética e etc.

Certamente, nesse nível as formas de vida seriam capazes até mesmo de aproveitar a energia de geração de vulcões, terremotos, tempestades, furacões e outros fenômenos de grande potência natural. Assim, ela teria a capacidade de controlar a temperatura e o clima do planeta sem dificuldades.

Civilização tipo 2civilização Tipo 2

Esta pode se chamar de Civilização Estelar. Analogamente, a vida aqui, seria capaz de aproveitar toda a energia potencial de uma estrela. Também, inclui-se a capacidade de aproveitar toda a energia proveniente da estrela e dos planetas que a orbitam.

Civilização tipo 3civilização Tipo 31

Pode se chamar de uma sociedade galáctica. Teoricamente, este seria um povo capaz de aproveitar toda energia potencial de uma galáxia. Além disso, ela tem a capacidade de alterar qualquer coisa dentro da galáxia. Notavelmente, ela poderia mover sistemas solares e planetas de suas órbitas, formar ou destruir, fundir ou dividir estrelas.

Inclusive, ela pode também usar planetas como blocos de construção, para algo maior. Por conseguinte, se pode aproveitar a energia vinda de supernovas ou hipernovas. Mais ainda ela pode aproveitar e usar a energia de buracos negros ou quasares e qualquer coisa em nível de manipulação possível com uma galáxia.

Civilização tipo 4civilização TIPO 4

Esta pode ser classificada como civilização universal. Supostamente, esta seria uma civilização capaz de aproveitar toda energia potencial de um universo. Basicamente, as capacidades de utilização assim, são inimagináveis podendo se especular alterações no espaço tempo e também o controle total da entropia.

Civilização tipo 5Civilização Tipo 51

Esta é o que podemos chamar de uma civilização multiversal. Possivelmente, os seres deste nível podem manipular um universo. Até poderiam ser capazes de aproveitar toda a energia potencial de vários universos. Isso, partindo do pressuposto que o universo que habitamos é apenas um entre vários outros. Sem dúvida, é difícil até imaginar a capacidade de uma sociedade desse tipo.

Civilização tipo 6Civilização Tipo 6

Neste nível, uma civilização viveria fora do tempo e do espaço sendo capaz de criar e destruir universos muito facilmente. Sendo assim, imagine as possibilidades da vida no tipo 6.

Sem dúvida, poderíamos colocar aqui o conceito de divindade para essa civilização. Provavelmente ela poderia fazer qualquer coisa.

Contudo, se pensarmos nos conceitos apresentados anteriormente, tudo se encaixa com a questão de evolução e tempo. Por tanto, se você parar para pensar, existe a possibilidade de haver outros universos além desse. Então, a evolução do homem e de quaisquer outros seres, se dá em um tempo infinito. Assim, tudo é possível, sendo possível evoluir para esse nível de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *