Chefe de turma na escola

Ser chefe de turma na escola não é só ocupar uma posição de destaque. Requer foco, atitude, responsabilidade e também a prática de liderança perante uma turma. O que os professores acham do líder de classe? E os alunos… O que eles pensam sobre o assunto? Qual deve ser o perfil de um líder de turma? Existem pontos em comum ou divergências entre o ponto de vista dos mestres e seus aprendizes? Será possível estabelecer um paralelo entre a visão dos professores e alunos sobre o assunto? Vamos descobrir e identificar alguns pontos comparando a linha de pensamento de alguns integrantes dos dois lados. Vamos lá!

1)O que você acha de ser chefe de turma?

Alunos: É uma grande responsabilidade, além de ter que saber conversar com os diretores e os professores, temos que conhecer muito bem a turma. Pode ser muito divertido representar uma sala e tudo mais, mas por outro lado, as responsabilidades são dobradas.

Os pensamentos a seguir são em relação em como deveria ser o Chefe de turma, ou seja, como ele deveria agir.

Professores: Um bom chefe de turma preparado ele consegue liderar a turma positivamente. Hoje em dia, o líder se limita a fazer o papel de entregar quem faz bagunça. É muito pouco! O chefe de turma também tem que ser imparcial e não político.

2)Qual deve ser a função do chefe de turma?

Professores: Ser interlocutor sobre as demandas dessa turma. Auxiliar a turma e o professor no sentido de organização e motivação para o aprendizado, buscando êxito nas relações inter-pessoais.

Alunos: Ajudar a resolver conflitos internos da turma sem ficar toda hora chamando os diretores. Ser um exemplo também, tanto nas notas quanto no comportamento! Ajudar a manter a organização, servir de apoio para a turma…

3)Você acha que atualmente os chefes de turma cumprem essa missão?

Professores: Em raríssimas vezes, mas quase sempre não conseguem cumprir o papel atribuído a eles. 

Alunos: Isso varia muito de pessoa pra pessoa. A grande maioria os alunos só se candidatam para fazer gracinhas ou ficar um tempo fora de sala. Então acho que não.

4)Para eleger o chefe, ainda se faz uma votação dentro de sala?

Professores: Sim.     

Alunos: Sim.

5) O que você sugere ou o que deve mudar para que se possa haver uma seleção ideal dos candidatos ao posto de chefe de turma?

Professores: Nós professores precisamos treiná – los melhor sobre o significado e atuação de um verdadeiro líder. 

Alunos: Os alunos candidatados deveriam ser filtrados primeiramente pelos professores, para que um aluno irresponsável não ocupe esse cargo que é importante na escola. Deveria ser escolhido três pessoas da sala por exemplo, as mais esforçadas de preferência, e a turma vota em um desse três.

Reflexões

Este post foi realizado com a colaboração de alguns alunos que se propuseram a refletir sobre o tema. Uma boa conversa entre este autor e alguns professores do Ensino Fundamental e alguns alunos do 1º ano do Ensino Médio. Neste primeiro momento… O que pode ser avaliado entre eles:

  • Em uma simples eleição em sala, nem sempre a turma se propõe escolher aquele aluno esforçado e que será responsável o bastante. Muitas vezes eles preferem alguém popular, que eles gostem, mas nem sempre esse alguém vai conseguir resolver os problemas.
  • Um trabalho de liderança é vital. Faria bem a professores e alunos dentro e fora de sala.
  • Alunos do 6º e do 7º ano deveriam assumir o posto de Chefe de turma com a supervisão da direção. A necessidade se torna ainda maior no 6º ano, pois são muito imaturos.
  • Todo o processo de escolha dos líderes tem que ser feito ao longo de todo o ano letivo e não só no início do ano. Geralmente os líderes se perdem com o tempo .
  • Muito alunos lideres se sentem sozinhos, tomadores de conta, são taxados  de dedo duro. Outros mesmo sem orientação dão conta de incentivar a turma e zelar pelo bom andamento. Entretanto os professores devem dar apoio as lideranças assim como a direção e não abandoná-los. Eles devem se sentir amparados e respaldados para que não se sintam intimidados em cumprirem o seu papel.

Abaixo alguns de nossos colaboradores que compartilharam a sua opinião para ajudar a construir este artigo:

Chefe de turma

As opiniões aqui demonstradas pelos nossos colaboradores são importantes. Porém não necessariamente refletem a opinião de toda uma comunidade escolar de uma região. Para isso o blog Mentes Adolescentes planeja fazer uma pesquisa mais profunda. Verificaremos com uma amostra maior de indivíduos dos dois lados… Professores e alunos. Até lá!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *